Fernando de Noronha, genteeeeeeee!
Sabe aquele lugar que faz parte do top 10 de lugares que você sonha em conhecer, então, Noronha era um deles.
E realmente é um lugar dos SONHOS.
Fui com as minhas amigas do Quarteto Radical, chegamos lá e estava chovendo, a chuva nos acompanhou a viagem inteira e acreditem que mesmo assim não nos atrapalhou em NADA. Pelo contrário, recebemos muitas mensagens de pessoas que já foram 9x para Noronha e nunca conseguiram ver a famosa Cachoeira do Sancho, que só se forma devido a chuvas constantes. Vamos lá. Vou contar para vocês como foram esses dias mágicos nessa ilha incrível!
Chegamos no aeroporto e fomos recebidas pela Atalaia Noronha, que é o melhor receptivo de Noronha, membro do Grupo Luck, o maior conglomerado de empresas de receptivo do Brasil. A Atalaia é a empresa de passeios mais tradicional da ilha. São mais de 24 anos de história tratando o meio ambiente com muito respeito e promovendo atividades que valorizam e exploram Fernando de Noronha de forma consciente. Investimos e priorizamos os guias e instrutores locais, no caso o nosso foi o “Tapyoca” que conhece cada pedacinho desta ilha, assim trazendo a melhor experiência possível em Fernando de Noronha. Além de guia ele é o melhor fotografo rs.
Chegamos lá e o Tapyoca nos levou para almoçar no renomado restaurante Cacimba Noronha, com a presença do Chef Auricelio Romão que preparou vários pratos maravilhosos e sobremesas de dar água na boca!
De entrada comemos Lula á doré (anéis de lula dourados em farinha especial da casa, servido com sour cream) com Iscas crocantes do Lu (iscas de peixe empanada com farinha especial de amêndoas e castanhas com batatas fritas douradas acompanhada de molho de mostrada e mel).
O prato principal foi Camarão & quiabo ao perfume de açafrão da terra (Camarões refogados com cebola e alho poro, envolvidos com quiabo, toque de açafrão da terra, servido com arroz de JACA, que é uma delicia, eu nunca tinha comido e amei).
Carne de sol do cachorrão- Au-au (Carne de sol grelhada na manteiga de garrafa, servida com arroz da casa, queijo coalho grelhado, farofa de ovo e vinagrete de cebola roxa).
Camarões ao creme de Jerimum e blue cheese (Camarões puxados com azeite e cebola, envolvidos em creme de jerimum e toque suave de gorgonzola, servido com arroz de brócolis, coco e castanha).
E de sobremesa ainda teve os famosos Churros crocantes a Daniela e Malu Mercury (Recheados com doce de leite e Nutella, polvilhados com açúcar e canela e servidos com sorvete),
Como também o Pudim de doce de leite (Pudim de doce de leite com creme de queijo, sorvete de creme e farofa crocante).
Saímos de lá rolando de tanto comer, rs.
Lembrando que o fuso horário de Noronha é alinhado com a Linha do Equador, por isso é 1h a mais que o horário de Brasília, ficando com o mesmo horário no período em que vigora o horário de verão.
Finalizamos a tarde no mirante do Boldró, que tem uma vista incrível para o morro dos dois irmãos e já deu para sentirmos bem a energia da ilha.
Depois fomos para a Pousada do Marcílio, que faz parte do grupo da Ecocharme, é uma pousada super aconchegante e bem localizada, fica próxima das praias do Boldró e Cacimba do Padre e tem um custo benéfico ótimo, além de Horta própria e um café da manhã maravilhoso. O pessoal do atendimento é super atencioso e nos deu varias dicas, falando nisso…
Vamos lá as dicas:
A voltagem da ilha é 220v com energia gerada a base de óleo diesel.
As atividades da Atalaia não incluem o ingresso ao Parque (99,00 reais- 10 dias), a taxa de permanência (TPA) (1 dia- 68,74) e/ou outros valores para acesso aos locais de visitação.
Leve dinheiro em espécie pois lá não tem banco Itau e eu só vi Santander e do Brasil.
Sinal de internet é um pouco difícil, a Vivo quase não pega, a Claro só ás vezes e a Tim pega nem sempre tem sinal.
Leve bastante repelente pois tem muitos pernilongos ou muriçocas. Levei mais de 80 picadas durante a viagem, na próxima vez vou tomar até complexo B.
A água potável é bastante escassa, portanto seu consumo deve ser sempre racionado, e seu custo é bem alto, uma garrafa de 1,5L custa 9,00 reais.
Levem chinelos e sandálias sem salto.
Se eu lembrar de mais alguma vou escrevendo lá embaixo…
A noite comemos um hamburguer gigante, muito bom por sinal, mas era tão grande que não aguentei comer metade e olha que eu como bem, hein, haha!
No segundo dia, começamos com um passeio com a Atalaia Noronha pela Trilha do Sancho que tem uma visual alucinante para o Morro Dois Irmãos, lá aproveitamos para garantir algumas fotos, pois até com chuva o lugar é perfeito!
Depois seguimos para a Cacimba do Padre, aonde em dias de surf rola altas ondas. Abriu o SOL e como trata-se de uma ilha o tempo muda de uma hora para outra, então não deixe de aproveitar nenhum momento.
Depois pegamos uma trilha para a Baía dos Porcos, lá fizemos mergulho com snorkel (que alugamos na vila antes de começar o passeio cerca de 20,00 reais o dia), vimos diversos peixinhos e fizemos altas fotos debaixo d’ água, a cor da água lá é verde! A coisa mais liiiiiiinda!
O almoço foi no Museu dos Tubarões, que é um museu e restaurante que tem tudo relacionadas ao nosso querido Tuba.
Aproveitamos para experimentar algumas delicias como Moqueca de Camarão (Moqueca Pernambucana), o Espaguete ao sugo com camarões e uma Moqueca de Frutos do Mar, tudo muito saboroso!
Lá perto mesmo, garantimos a famosa foto com o rabo de sereia e logo depois seguimos para a Capela, onde fizemos altas fotos e apreciamos o final de tarde com uma vista maraaaa!
Finalizamos o dia com um churrasquinho com a galera local da ilha que nós recebeu muito bem.
No terceiro dia, fizemos um passeio chamado ilha tour também com a Atalaia Noronha, eles nos levaram para conhecer um pouco mais de cada pedacinho desta Ilha encantadora!
Primeiro fomos na Praia do Cachorro e aproveitamos para conhecer a famosa piscina natural chamada de Buraco do Galego, de lá, já seguimos de snorkel para mais duas aventuras. Primeiro fomos conhecer a Caverna do Capitão Kid, um lugar iradíssimo com uma energia inexplicável, nadamos bastante pelo mar para chegar, mas vale muito a pena. Vá com quem conhece bem a ilha, pois o acesso não é fácil.
Depois seguimos para a Biboca, lá tivemos o prazer de ver tartarugas, muitos peixes, arraia e o tubarão Lambaru ou lixa como também é conhecido! Veja aqui um pedacinho desse dia.
Indo embora passamos na Gameleira.
E finalizamos o passeio na Praia da Conceição no bar Duda Rei, fazendo fotos incríveis de sereia com o Breno.
O jantar hoje foi no Cacimba Noronha e tivemos mais uma vez uma experiência gastronômica maravilhosa.
De entrada comemos um ceviche mara e pastel de lagosta com molho de redução de maracujá e pimenta biquinho e gengibre, simplesmente sensacional!
De prato principal comemos um Gratinado do Mar ao Sertão, que leva carne de sol envolta com queijo, camarão e uma farofa! Para finalizar com chave de ouro, comemos um brownie de chocolate com sorvete! Quem vier a Fernando de Noronha tem que conhecer o Cacimba Noronha e os pratos saborosos elaborados pelo Chef Auricelio Romão!
No quarto dia, mudamos de pousada, fomos para a Pedra do mar que também faz parte do grupo Eco Charme. Foram ótimas opções de hospedagem e com custo benefício muito bom.
Iniciamos com a trilha do Sancho para conhecer as famosas cachoeiras que se formam quando chove. Que sorte a nossa de termos presenciado esse momento, muitas pessoas nos disseram que já foram muitas vezes para lá e nunca conseguiram ver a cachoeira.
Após o almoço, fomos conhecer o Forte Nossa Senhora dos Remédios, rico em histórias da ilha e repleto de beleza em cada canto.
Em seguida, fomos visitar a Igreja Nossa Senhora dos Remédios que também é muito charmosa. Por fim, passamos no Porto para ver o letreiro da cidade e o pôr do sol.
No nosso último dia, começamos com um passeio de barco pelas praias da ilha.
Logo depois, fizemos o Prancha Sub (clique aqui para ver um pouco), para conhecer um pouco melhor da rica vida marinha. Pra quem não conhece, a prancha sub é uma pranchinha que é puxada pelo barco e com ela a gente consegue ter a sensação de voar ou planar na água.
Por fim, fizemos vários clicks irados com o Neuronha. Infelizmente nossa trip acabou por aqui, mas se Deus quiser voltaremos em breve para aproveitar os lugares que não conseguimos conhecer, pois a ilha é muito maravilhosa.
Quem quiser saber mais sobre esta e outras aventuras, pode entrar em contato com a Atalaia Noronha ou acessar: www.atalaianoronha.com.br 🙏🏻🙌🏻🐠⛵️
Após Noronha, fomos a convite do Regateio Viagens para a Pousada da Praia dos Carneiros com a Luck Viagens que sempre nos recepciona muito bem em Recife.
Ficamos apenas um dia lá e estava chovendo muito, então não deu para conhecer a praia, mas com certeza voltaremos em breve também.
Marcas parceiras desta viagem: Mohala Brasil , Caju Brasil, Kalini Beachwear e Pro Risca.
Foi incrível demais essa trip!
Até a próxima…
@thataluz